Com investimento de R$ 40 milhões, viaduto em Gaspar marca a conclusão das obras de duplicação no Lote 2 da rodovia
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) liberou ao tráfego o viaduto do km 35 da BR-470/SC, no Vale do Itajaí. Com a entrega da estrutura, o Lote 2 torna-se o primeiro dos quatro lotes do empreendimento a ter todas as intervenções executadas pela autarquia.
Participaram da cerimônia de entrega o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; a ministra da Casa Civil, Miriam Belchior; o ministro dos Transportes, George Santoro; o ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca; o Superintendente do DNIT em Santa Catarina, Amauri Sousa Lima; e demais autoridades.
A duplicação da BR-470/SC é uma das principais obras de infraestrutura em execução em Santa Catarina. O empreendimento contempla 73 quilômetros entre Navegantes e Indaial, com investimento contemplado no Novo PAC de aproximadamente R$ 1,7 bilhão.
Atualmente, a duplicação está com 88% dos serviços concluídos, sendo que 62 quilômetros já duplicados e liberados ao tráfego.
O viaduto do km 35 está localizado no principal acesso ao município de Gaspar. A obra recebeu investimento aproximado de R$ 40 milhões por meio do programa do Governo Federal voltado ao fortalecimento da infraestrutura nacional.
Segmento concluído recebeu viadutos, pontes e iluminação
Com 26,2 quilômetros de extensão, o Lote 2 contempla estruturas nos municípios de Ilhota e Gaspar, entre elas oito viadutos, sendo quatro deles duplos, além das pontes sobre o Ribeirão Arraial e o Rio Belchior.
Todas as estruturas do lote contam com sistema de iluminação instalado nas pontes, viadutos e respectivas alças de acesso.
Ao longo do trecho foram implantados pistas duplicadas, vias marginais, retornos em desnível e outras melhorias, beneficiando diretamente moradores, transportadores e demais usuários da rodovia.
“A conclusão do Lote 2 representa um marco importante para as obras de duplicação da BR-470 em Santa Catarina. Estamos entregando o primeiro segmento totalmente concluído do empreendimento, com 26 quilômetros de pistas duplicadas, viadutos, pontes, vias marginais, iluminação e dispositivos de segurança que já beneficiam diretamente milhares de usuários da rodovia. A finalização do viaduto no principal acesso a Gaspar, reforça o compromisso do Governo Federal e do DNIT com a melhoria da mobilidade, da segurança viária e da infraestrutura logística do estado”, destaca o superintendente regional do DNIT no estado, Amauri Sousa Lima.

