Câmara passa de 513 para 531 deputados
A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei complementar que aumenta de 513 para 531 o número de vagas na Casa em razão do crescimento populacional. O texto mantém o tamanho das bancadas que perderiam representantes segundo o Censo de 2022. A mudança será a partir da legislatura de 2027.
- Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
- Siga a 105 FM no Instagram! Clique aqui
Dos 16 deputados federais catarinenses, apenas dois votaram à favor da proposta: Ana Paula Lima (PT) e Fábio Schiochet (União Brasil). Para a 105 FM nesta manhã, 07, o deputado jaraguaense defendeu a proposta e explicou o voto.
“O ponto principal do meu voto ontem foi que Santa Catarina ganha 4 deputados, ou seja, quase 25% a mais do que a gente já tem. Se fala muito em revisão do Pacto Federativo, deixar mais recursos em Santa Catarina. E mais 4 deputados representam 200 milhões de reais a mais por ano vindo para Santa Catarina. Investimento em obras, infraestrutura, saúde, educação, segurança pública, mais voz.”
O texto ainda passará pelo Senado. O impacto orçamentário, segundo informações da Direção-Geral da Câmara, é de R$ 64 milhões por ano. Segundo o parecer aprovado, a nova distribuição passaria a valer já para as eleições de 2026.
Os estados que ganham mais deputados:
- Amazonas: mais 2 deputados
- Ceará: mais 1 deputado
- Goiás: mais 1 deputado
- Minas Gerais: mais 1 deputado
- Mato Grosso: mais 2 deputados
- Pará: mais 4 deputados
- Paraná: mais 1 deputado
- Rio Grande do Norte: mais 2 deputados
- Santa Catarina: mais 4 deputados
Deixe seu comentário nesse post