Os empresários temem perder clientes pela dificuldade de parada
Os comerciantes do bairro Rio Branco, às margens da SC-108, manifestam insatisfação com o andamento das obras de duplicação da rodovia, que têm afetado diretamente o acesso aos estabelecimentos dos dois lados da rodovia. Em vários pontos, os estacionamentos frontais foram completamente eliminados para dar lugar às novas pistas.
Com o projeto final prevendo quatro vias centrais duplicadas e quatro vias marginais, os empresários temem perder clientes pela dificuldade de parada. “Acabaram com todo o comércio do nosso bairro”, reclamou um dos comerciantes entrevistados. Outro ponto de crítica é a localização do viaduto: “O viaduto não deveria ser aqui. Deveria ser um pouco mais adiante, onde não há comércio. Lá faria o retorno e aqui passariam as quatro pistas. Estaria resolvido o problema”. Os empresários pedem, no mínimo, respostas e soluções por parte da Secretaria de Infraestrutura do Estado, para mitigar os prejuízos durante e após a conclusão dos trabalhos.
As obras de duplicação da SC-108 seguem em ritmo intenso, mas o impacto no comércio local tem gerado debates sobre planejamento urbano e compensações aos afetados.

