fbpx
  • Quem Somos
  • Equipe
  • Programação
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
  • Anuncie
sexta-feira, 9 maio, 2025
Entre no WhatsApp 105 FM
Ouça agora
Radio 105 FM
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Segurança
  • Esporte
  • Economia
  • Política
  • Cotidiano
  • Entretenimento
  • Podcast
  • Trabalhe Conosco
  • Segurança
  • Esporte
  • Economia
  • Política
  • Cotidiano
  • Entretenimento
  • Podcast
  • Trabalhe Conosco
Sem resultados
Ver todos resultados
Radio 105 FM
 Ouça agora
Home Cotidiano

Reconhecimento facial em ônibus completa um ano em Jaraguá

Por Luís Delai
17/08/2023
in Cotidiano
0
Reconhecimento facial em ônibus completa um ano em Jaraguá

Foto: Divulgação

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhe no WhatsAppCompartilhe no Telegram
 

Foram 270 ocorrências por uso indevido de cartões de isenção de tarifa no período

A Prefeitura de Jaraguá do Sul divulgou esta semana os primeiros números desde a implantação do sistema de reconhecimento facial nos ônibus da cidade ocorrida a partir de setembro de 2022. Até julho deste ano foram flagrados pelo sistema 270 ocorrências por uso indevido de cartões de isenção de tarifa.

De acordo com a engenheira e supervisora de Controle de Transportes Urbanos da DTT, Thais Henning, o relatório do sistema abrangeu as seguintes categorias: Estudante, Estudante de Nível Superior, Sênior – 65 Anos, Professor, PNE, Isento, Funcionário do Sistema. “Deste total de casos de uso indevido, cerca de 76% está relacionado a estudantes e idosos ( 65 anos)”, destacou Thais.

Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
Participe do grupo de informações da 105 FM no Telegram! Clique aqui

A supervisora acrescenta ainda que quando uma pessoa utiliza o cartão que não é seu, por exemplo de um idoso para garantir a gratuidade do transporte acaba prejudicando quem realmente precisa do benefício. “Simplesmente não há justiça social, pois quem paga 100% da tarifa é que está custeando esta isenção, algo que chamamos de subsídio cruzado”.

Bloqueio – A Lei Municipal nº 16.376/2022 regulamenta os procedimentos administrativos do sistema reconhecimento facial e prevê que todos os flagrantes devem ser encaminhados a uma comissão instituída pela empresa concessionária do Transporte Coletivo no Município – no caso Viação Senhora dos Campos – que irá analisar cada caso. “Utilizamos uma tecnologia israelense de reconhecimento de comparação de imagens da biometria facial. Após o software separar a imagem de quem está com o cartão e apontar irregularidades, o caso é enviado a uma comissão composta por três membros que avaliam as não conformidades.”, destaca o gerente operacional da Nossa Senhora dos Campos, Claudinei Ricardo Stein.

Ele acrescenta que após esta analise a irregularidade for comprovada,o cartão é bloqueado. “O primeiro bloqueio se dá por sete dias. Se fato se repetir o bloqueio será de 30 dias, depois 60 dias e assim segue até a perda da gratuidade”, explicou Ricardo Stein. Segundo ele, a comissão analisa uma média entre 20 e 30 ocorrências por mês. A exemplo de Thaís, o gerente da empresa também condenou esta prática. “Não é justo alguém que não tem gratuidade usar este benefício como, por exemplo, o neto usar o cartão do avô”.

Relacionado

Luís Delai

Luís Delai

Próxima matéria
Rua Luiz Bortolini, em Jaraguá, ficará interditada nas próximas semanas

Rua Luiz Bortolini, em Jaraguá, ficará interditada nas próximas semanas

Deixe seu comentário nesse post

  • Quem Somos
  • Contato
  • Equipe
  • Política de privacidade
  • Trabalhe Conosco
  • Anuncie

© 2021 Rádio 105 FM - Desenvolvido por Radio 105 FM

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Segurança
  • Esporte
  • Economia
  • Política
  • Cotidiano
  • Entretenimento
  • Podcast
  • Trabalhe Conosco

© 2021 Rádio 105 FM - Desenvolvido por Radio 105 FM