Houve denúncias de peixes mortos na margem do ribeirão Chico de Paulo
A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente recebeu denúncias de munícipes relatando a ocorrência de peixes mortos na margem do ribeirão Chico de Paulo – próximo à ponte da Rua Henrique Nagel – no bairro Chico de Paulo. Afim de averiguar o fato, a equipe de fiscalização ambiental da Fujama fez vistorias no local na manhã desta terça-feira (10).
Ao longo do ribeirão, a água apresentava-se clara e sem odores ou características anormais. Além disso, diversos peixes vivos puderam ser observados no córrego, principalmente cardumes de tilápia, todos com comportamento normal e sem sinais de estresse, indicando que não houve um episódio recente de contaminação aguda no local.
Próximo à cabeceira da ponte foram encontradas oito carcaças de tilápia e uma de cascudo, além de muitos grãos de arroz depositados no fundo do córrego. Dezenas de pequenos peixes também foram observados se alimentando desses restos.
Diante disso, a situação sugere que alguém possivelmente mantinha esses peixes e restos de alimento em casa e acabou descartando-os no rio. Assim, não há indícios de poluição das águas do ribeirão por despejo de efluentes industriais.
De todo modo, a Fujama reforça o apelo à população para evitar o descarte irregular de resíduos sólidos, pois tal atitude também configura infração às normas urbanísticas municipais e pode ser punida com multa.
Vale ressaltar que Jaraguá do Sul dispõe de coleta regular de lixo, coleta seletiva e pontos de entrega voluntária, mas a colaboração de cada cidadão na separação e descarte correto dos resíduos é fundamental para a preservação do meio ambiente e da qualidade de vida de todos.
