fbpx
  • Quem Somos
  • Equipe
  • Programação
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
  • Anuncie
quinta-feira, 15 maio, 2025
Entre no WhatsApp 105 FM
Ouça agora
Radio 105 FM
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Segurança
  • Esporte
  • Economia
  • Política
  • Cotidiano
  • Entretenimento
  • Podcast
  • Trabalhe Conosco
  • Segurança
  • Esporte
  • Economia
  • Política
  • Cotidiano
  • Entretenimento
  • Podcast
  • Trabalhe Conosco
Sem resultados
Ver todos resultados
Radio 105 FM
 Ouça agora
Home Segurança

MPSC apura práticas comerciais abusivas de quatro empresas em Jaraguá do Sul

Por Luís Delai
15/05/2025
in Segurança
0
Confira os bairros e locais de votação com mais eleitores em Jaraguá do Sul
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhe no WhatsAppCompartilhe no Telegram
 

Saiba quais foram as denúncias apontadas

Práticas comerciais abusivas são ações realizadas por fornecedores que violam os direitos dos consumidores. Esse tipo de prática comercial é capaz de induzir os consumidores a erro ou utilizam pressão para que adquiram produtos ou serviços. Em Jaraguá do Sul, a 7ª Promotoria de Justiça instaurou Inquérito Civil para apurar essas práticas por parte de quatro empresas que prestam serviços tributários, de recursos humanos e de internet na cidade e em outros estados.

  • Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
  • Siga a 105 FM no Instagram! Clique aqui

Segundo o despacho do Promotor de Justiça Rafael Meira Luz no inquérito civil, as empresas STPN, TS Host, Colloca e ITEV teriam supostamente emitido boletos de proposta referentes a serviços não solicitados e não prestados, enviados a pessoas físicas e jurídicas com o intuito de serem pagos sem qualquer informação sobre o motivo da cobrança. Constam, ainda, indícios de prejuízos, já que diversas empresas acabam pagando esses boletos quando inseridos em seus fluxos de caixa ou inseridos em sistema de DDA.

O inquérito foi instaurado após um empresário jaraguaense apresentar denúncia ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) relatando ter recebido boletos referentes a serviços não prestados.

A 7ª Promotoria de Justiça determinou uma série de diligências para identificar a existência de relações de consumo e a regularidade da atuação das empresas investigadas. Os estabelecimentos foram notificados, e três deles prestaram as informações solicitadas, com exceção da ITEV, que não forneceu os devidos esclarecimentos.

Os Ministérios Públicos estaduais das regiões onde as empresas têm sede também foram acionados para a adoção de providências.

O MPSC também levou ao conhecimento do Banco Central a atuação das empresas, para averiguar eventuais irregularidades. Os estabelecimentos investigados alegaram cumprimento integral das normas publicadas pelo Banco Central e informaram ter cancelado os boletos quando questionados. O Banco Central instaurou dois procedimentos sobre o tema, mas até o momento não apresentou informações definitivas sobre a regularidade da atuação das investigadas.

O Promotor de Justiça Rafael Meira Luz destaca ainda a importância de buscar novos dados para apurar os danos coletivos decorrentes da atuação das empresas em Santa Catarina. “Pessoas físicas domiciliadas ou pessoas jurídicas sediadas na Comarca de Jaraguá do Sul (Jaraguá do Sul e Corupá) poderão trazer ao conhecimento do Ministério Público eventuais cobranças indevidas sofridas, especialmente aquelas realizadas por meio de Débito Direto Autorizado (DDA)”, informou.

Entre as medidas determinadas no despacho estão a solicitação de informações ao Banco Central sobre as consequências da inclusão dos boletos de proposta em contas com DDA ativado e, pelas empresas, a apresentação de relação completa – com documentação comprobatória – dos últimos cinco anos, indicando especificamente as pessoas físicas e jurídicas sediadas ou domiciliadas em Jaraguá do Sul e Corupá.

As empresas deverão apresentar a quantidade de boletos de proposta emitidos, os valores totais desses boletos, a identificação individual dos boletos (valores, datas de emissão e vencimento), a identificação dos destinatários e a demonstração inequívoca de que houve solicitação prévia dos serviços antes da emissão dos boletos

Confira no Instagram da 105:

View this post on Instagram

A post shared by Rádio 105 FM (@radiofm105)

Relacionado

Luís Delai

Luís Delai

Deixe seu comentário nesse post

  • Quem Somos
  • Contato
  • Equipe
  • Política de privacidade
  • Trabalhe Conosco
  • Anuncie

© 2021 Rádio 105 FM - Desenvolvido por Radio 105 FM

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Segurança
  • Esporte
  • Economia
  • Política
  • Cotidiano
  • Entretenimento
  • Podcast
  • Trabalhe Conosco

© 2021 Rádio 105 FM - Desenvolvido por Radio 105 FM