Atendimento nas unidades de saúde para suspeitos com covid-19 também subiu
O painel Convid registrou ontem (14) 45 novos casos de Coronavírus em Jaraguá do Sul. Este número só foi maior em 25 de agosto, quando foram 46 os infectados. Neste período, o número oficial de contaminados, que era de 2.483 passou para 3.489, um aumento de mais de 40% em cerca de 50 dias. Os óbitos, que somavam 27, passaram a 43, o que representa quase 60% a mais para o período.
Outro sinal de alerta é a majoração nos atendimentos semanais nas unidades de saúde, que passou de 288 de 27 de setembro a 3 de outubro para 382 de 4 a 10 de outubro. Estas situações chamam a atenção do Comitê Extraordinário de Combate à Covid-19 e da Secretaria de Saúde do município, que volta a solicitar reforço das medidas de combate ao vírus. O distanciamento e isolamento social, uso de máscaras e álcool em gel, além de outras situações previstas nos decretos sanitários estaduais e municipais continuam válidas.
“Todas as recomendações das autoridades de saúde permanecem vigentes. Distanciamento e isolamento social, além das medidas de higiene não podem ser abandonadas e farão parte do novo normal por longo período. Além de interferirem diretamente na saúde pública, as recomendações são importantes para a manutenção da economia da cidade”, explica o secretário de Saúde, Alceu Moretti.
O semáforo Covid coloca Jaraguá do Sul no nível de alerta dois, que vai até quatro, com taxa de reprodução viral de 1,170, quando o ideal é abaixo de um. O índice municipal é pior, neste momento, do que o da região Nordeste do Estado, que segue em 1.084, segundo o assessor para assuntos de Covid da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), Luis Fernando Medeiros. Quando superior a um, cada paciente transmite a doença para, pelo menos, mais uma pessoa e o vírus se dissemina. Se é menor do que um, cada vez menos indivíduos se infectam e o número dos contágios retrocede.
A taxa de transmissão (Rt), que é um dos indicadores de risco em constante avaliação, coloca os municípios em estado gravíssimo quando permanece igual ou acima de 1 por mais de três dias. Quando isso ocorre, são necessárias mais restrições dos poderes públicos, explica Medeiros.
Qualquer sintoma de gripe é suficiente para a procura de orientação médica. O Pama do bairro Czerniewicz e a Central de Orientação sobre o Coronavírus (0800-643-8089) são os canais públicos de atendimento exclusivo para síndromes gripais e Covid-19. O Pama funciona de domingo a segunda, das 6h30 às 22 horas; a Central de Orientação (0800), também de domingo a segunda, das 7h30 às 18 horas. Outra possibilidade é procurar pela Unidade de Apoio ao Pronto-Socorro (UAPS) do Hospital São José. Desde 10 de setembro a unidade mantém plantão sete dias por semana, das 7 às 19 horas, para casos desta natureza. Cabe ao Pronto-Socorro da unidade hospitalar a triagem que encaminha os casos mais leves de suspeita de covid ao UAPS. A testagem Covid ocorre por meio do swab nasal, que utiliza uma haste flexível, mediante indicação ou prescrição médica. Os exames demoram cerca de uma hora para ficarem prontos.

.png)





