Inscrições para o evento, que ocorre pela primeira vez na cidade, vão até 1º de agosto
Depois de mais de duas décadas de sucesso em Florianópolis, e também com edições em Curitiba, Porto Alegre, Joinville, Chapecó e Criciúma, Jaraguá do Sul entra neste ano no roteiro de um dos principais eventos de dança do Sul do país.
Realizada pela primeira vez na cidade, A Noite É uma Criança – Mostra de Dança Infantil reunirá bailarinos entre três e 14 anos no palco do Grande Teatro da Scar (Sociedade Cultura Artística), no dia 31 de agosto. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo site www.mostradedanca.com.br/jaragua até o dia 1º de agosto.
Participam de A Noite É uma Criança bailarinos representando escolas, academias e grupos de bailarinos, profissionalizados ou não, de todo o Brasil, divididos nas categorias Baby, Infantil e Infantojuvenil, que exibirão coreografias de balé, dança de salão, dança folclórica, danças populares, danças urbanas, estilo livre, jazz e sapateado.
O evento, sem caráter competitivo, é uma forma de estimular a criação e a pesquisa da dança, divulgando-a como um forma de expressão, além de valorizar e incentivar o intercâmbio entre grupos e/ou bailarinos e promover a “dança-educação”.
Neste ano, o circuito catarinense inicia em Chapecó, dias 16 e 17 de agosto; depois passa por Jaraguá, dia 31 do mesmo mês; segue para Florianópolis, onde foi criado em 2002, onde ocorre de 22 a 26 de outubro; e em novembro, chega a Criciúma, dia 2; e encerra em Joinville, nos dias 8 e 9.
EXPRESSÃO NACIONAL
A mostra, que surgiu com o objetivo de oferecer um palco aos pequenos bailarinos, nasceu com apenas 100 crianças, no auditório de um colégio da capital catarinense. A ideia atraiu artistas mirins de diferentes regiões de Santa Catarina, e também de outros estados, em especial da Bahia, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Em função da grande procura e para facilitar o acesso a mais bailarinos e coreógrafos, em 2013 os organizadores começaram o projeto de expansão por Joinville. Conhecida pelo Festival de Dança, três anos depois a cidade do Nordeste catarinense conquistou o título de Capital Nacional da Dança.
Com demanda cada vez maior, A Noite É uma Criança foi instituída em Chapecó, em 2015, Curitiba e Porto Alegre, em 2017, ampliando o circuito para os três Estados do Sul; e Criciúma, em 2023.
A Noite É uma Criança – Mostra de Dança Infantil é um projeto cultural realizado pela Kukuli Brasil, por meio do PIC (Programa de Incentivo à Cultura), do governo de Santa Catarina, aprovado pela FCC (Fundação Catarinense de Cultura), com o incentivo da Havan, do Instituto Carlos Roberto Hansen/Tigre, da Nidec Global Appliance e da Usipe.
Foto: Cleber Gomes
Deixe seu comentário nesse post