Trabalho está sendo feito nas madrugadas
A Prefeitura de Jaraguá do Sul segue com as ações de enfrentamento à dengue no Município. O setor de Controle de Zoonoses da Vigilância Epidemiológica iniciou o trabalho de aplicação da Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) em áreas públicas estratégicas.
As primeiras aplicações contemplaram locais de grande circulação de pessoas, como o Terminal Urbano, a Praça Ângelo Piazera, o Parque de Eventos, Arena Jaraguá e diversas Unidades de Saúde. Conforme o cronograma estabelecido, as próximas etapas ocorrerão em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), priorizando ambientes com potencial de aglomeração e maior risco de transmissão. Também está sendo programada a ampliação das borrifações para outros locais de grande circulação, conforme aprovação da Regional de Saúde, fortalecendo a abrangência e o impacto das ações preventivas.
A Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) consiste na aplicação de inseticida de efeito residual em superfícies externas estratégicas — como paredes, rodapés e áreas de repouso do mosquito — utilizando pulverizador costal manual, de forma direcionada e cuidadosa. A técnica tem como principal objetivo reduzir a densidade vetorial e interromper a cadeia de transmissão viral.
As atividades estão sendo realizadas durante a madrugada e aos sábados, com o objetivo de minimizar impactos à rotina da população, evitando a presença de pessoas nas dependências, minimizando riscos e assegurando que os espaços estejam totalmente seguros para o retorno das atividades.
Boletim Epidemiológico da dengue
- Casos Notificados: 4.722
- Casos Descartados: 4.395
- Casos Suspeitos: 25
- Casos Confirmados: 302
- Óbitos: 0
- Focos Aedes Aegypti: 2.204