Entenda como o golpe é aplicado
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Santa Catarina vai entrar com uma ação civil pública contra plataformas digitais de telefonia e redes sociais utilizadas para aplicar o chamado golpe do falso advogado. A iniciativa faz parte da campanha Contra Golpe e marca um novo passo da OAB Estadual, que agora busca medidas judiciais para proteger a cidadania e a advocacia catarinense.
O presidente da OAB de Santa Catarina, Juliano Mandelli, fala sobre a ação. “Para obrigar essas empresas que prestam um serviço para a população, para a sociedade, que garantam a segurança dos usuários. A gente entende que pelo Código de Defesa de Consumidor e também pelo Marco Civil da internet, essas empresas precisam garantir, efetivamente, segurança para quem se utiliza dessas plataformas e também das empresas de telefonia. Esses golpes têm afetado muito a sociedade, têm afetado a credibilidade de todo o sistema de justiça como um todo, porque eles se passam por advogados, juízes, promotores e têm lesado muito o cidadão catarinense. Então, a OAB vem tomando há muito tempo medidas preventivas, mas chegou um momento que a gente precisa judicializar para que elas sejam efetivamente responsabilizadas.”
A decisão foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Pleno da entidade.
Como o golpe é aplicado
Coleta de dados: Os golpistas acessam sistemas judiciais públicos ou bancos de dados ilícitos para obter informações detalhadas sobre processos e suas partes (CPF, número do processo, nome do advogado de verdade, etc.).
Contato: Entram em contato por canais como WhatsApp, usando fotos e até documentos falsificados que imitam os de escritórios de advocacia reais e com timbres oficiais.
O pretexto: Alegam que a vítima precisa pagar “custas processuais” ou “impostos” para liberar um dinheiro que ela teria a receber, como em uma indenização, precatório ou acordo.
Criação de urgência: Criam um senso de urgência, afirmando que o pagamento deve ser feito imediatamente para evitar a perda do valor.
Pagamento: Solicitam o pagamento via Pix ou transferência, prometendo que o valor será liberado em seguida.