Alerta é válido a partir de hoje (07)
A formação de uma frente fria e de um ciclone extratropical em alto mar, entre o Sul e Sudeste do Brasil, contribui para a formação de tempestades com vendavais, chuva intensa e ressaca marítima em Santa Catarina. O alerta é de vendaval, chuva intensa, raios e queda de granizo em todo o estado ao longo desta sexta-feira (07).
As instabilidades começam a se formar ainda pela manhã de sexta, nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, e ganham força à tarde, especialmente no Grande Oeste e nos Planaltos, onde há maior risco de tempestades severas. No final do dia, os temporais avançam para a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Durante os eventos, as rajadas de vento podem superar os 90 km/h, e a chuva deve ocorrer de forma intensa em curtos períodos de tempo.
Na madrugada de sábado, o risco para temporais diminui, mas o vento sul ganha força, com intensidade média entre 30 e 40 km/h e rajadas que podem chegar a 90 km/h nas áreas litorâneas e serranas. Essa condição deixa o mar bastante agitado, com risco elevado de ressaca e erosão costeira.








