Confira o cronograma de atividades
A duplicação da SC-108 segue a todo vapor entre Guaramirim, no trevo de acesso à BR-280, até o trevo de acesso a Massaranduba. São 15 quilômetros a serem duplicados. O engenheiro fiscal do Governo do Estado e que acompanha a SC-108, Renato Rocha Cardoso, detalha as obras de arte que estão em andamento.
“Começando ali pela ponte do rio Itapocu (Zimdars), vamos ter uma ponte nova de 212 metros de extensão. Nós já começamos ali o aterro das cabeceiras. E no primeiro semestre do ano que vem, vamos atacar as fundações dessa nova ponte. Próxima obra de arte é a descida da serrinha, que ali é conhecida como a Vila Bruhmuller. Ali nós já estamos com esse viaduto bem avançado. A previsão ali é o primeiro semestre do ano que vem, já concluí-lo. Depois dessa nós temos a entrada da Figueirinha. Ali nós já começamos as fundações desse viaduto novo. Nesse mês ainda, a gente vai começar já a erguer as rampas do viaduto ali. Na sequência aí, nós temos as marginais aí, que vão ligar a Figueirinha ao Jacu-Açu. Então ali nós teremos uma marginal, uma via local de mão dupla, que também já está em execução. A próxima obra de arte que nós estamos, vamos já começar também no primeiro semestre do ano que vem, o viaduto do Rio Branco. O ponto ali do Rio Branco seria o ponto da obra que mais está urbanizado. Lá nós teremos oito faixas de rolamento. Então além da via, da rodovia duplicada, teremos duas marginais de mão dupla”, afirma.
Outro viaduto que será construído é na entrada da rua Vereador Cantalício Érico Flores, no acesso ao hospital veterinário, e outro será na rua Américo Domingos de Souza.
De acordo com o engenheiro Renato Rocha Cardoso, outras frentes devem avançar em 2026. “O que está mais avançado na sequência seria a ponte de divisa com uma Massaranduba, que é sobre o rio Putanga. Esse nós já executamos toda a parte de fundação e estamos já finalizando a concretagem das vidas longarinas. Esse ano ainda a ideia já é deixar isso tudo meio pronto para ano que vem já começar a parte da laje em si da ponte. Então um pouquinho mais avançada essa obra. Outra frente que nós já iniciamos esse ano é a entrada do entroncamento com a SC-415 que é a rodovia que dá acesso a São João do Itaperiú e o nosso litoral. Então nós já iniciamos as marginais. Teremos algumas marginais de mão dupla com o mesmo objetivo. Executar primeiro a marginal para desviar o trânsito e posteriormente executar o viaduto em si”, finaliza.
O engenheiro Renato Rocha Cardoso informou que a obra de duplicação e revitalização da SC-108 enfrenta três desafios: as desapropriações, o deslocamento de postes junto a Celesc e o deslocamento da rede de água da Águas de Guaramirim.