Informação foi divulgada pelo IBGE
A informação foi divulgada pelo IBGE através dos dados da Produção Agrícola Municipal (PAM) de 2024. O município subiu da quinta para a terceira colocação entre os maiores produtores de banana do País, alcançando aproximadamente 153 mil toneladas, gerando um valor de produção estimado em R$ 324 milhões.
Logo atrás de Corupá está Luiz Alves, com 147 mil toneladas produzidas. Na liderança nacional, aparecem os municípios de Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco, e Medicilândia, no Pará.
A diretora executiva da Associação dos Bananicultores de Corupá (Asbanco), Eliane Muller, comenta os números. “Isso muito nos orgulha, porque coloca a Corupá entre os top 3. Mostra mais uma vez a importância do nosso município na produção de banana a nível estadual, nacional e mundial. E aqui precisamos destacar o trabalho dessas centenas e centenas de famílias que no dia a dia, com muito suor e força, produzem a banana mais doce do Brasil.”
Por falar em banana, os produtores seguem apreensivos com a possibilidade da reabertura do mercado para a fruta do Equador. Conforme Eliane, até o momento não há previsão para a chegada da fruta no Brasil. “Agora, o que está sendo importado, o que está autorizado, são os subprodutos. Seria a farinha, banana chips, mas a gente sabe que não é isso que eles querem importar, é a banana nanica realmente. A banana nanica eles produzem só para exportação, para consumo interno eles consomem o plátano, que é uma banana legume que a gente chama. Ela tem que ser sempre assada ou cozida. Eles não consomem a cavendish, a nanica ou a caturra. Esse processo deve demorar mais ou menos uns quatro a seis meses porque o governo brasileiro precisa fazer uma análise de risco de pragas.”
Confira no Instagram da 105:
Deixe seu comentário nesse post