• Quem Somos
  • Equipe
  • Programação
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
  • Anuncie
domingo, outubro 26, 2025
Entre no Whatsapp da 105
Ouça Agora
Radio 105 FM
Adesivo Premiado
No Result
View All Result
  • Segurança
  • Esporte
  • Economia
  • Política
  • Cotidiano
  • Entretenimento
  • Podcast
  • Trabalhe Conosco
  • Segurança
  • Esporte
  • Economia
  • Política
  • Cotidiano
  • Entretenimento
  • Podcast
  • Trabalhe Conosco
No Result
View All Result
Radio 105 FM
Ouça

Cerca de 250 quilos de lixo são retirados no Rio Itapocu, em Jaraguá do Sul

Gustavo Luzzani by Gustavo Luzzani
20/03/2023
in Destaque
0
Cerca de 250 quilos de lixo são retirados no Rio Itapocu, em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação/PMJS

 

Ação integra a programação do Mês da Água, desenvolvida pelo Samae

O Samae de Jaraguá do Sul em parceria com o Clube de Canoagem Kentucky, Defesa Civil e outros voluntários promoveram um mutirão de limpeza do Rio Itapocu, no último sábado (18), integrando a programação do Mês da Água, desenvolvida pelo Samae.

A ação resultou no recolhimento de aproximadamente 250 quilos de lixo do leito e das margens do rio. O percurso pelo rio, com caiaques e canoas iniciou na Ponte Alberto Bauer em Nereu Ramos, finalizando na sede do Clube de Canoagem Kentucky, totalizando 11 quilômetros.

Foram encontrados e retirados do rio sacolas, roupas, tecidos, pneus, garrafas pet, latinhas, sacos de ração, garrafas térmicas, vidros, lâmpadas, calçados, partes de móveis como portas e tampas e muito material plástico e isopores.

De acordo com o diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, apesar da quantidade de lixo ter diminuído, o que mostra que as pessoas estão mais conscientes, ainda foi é encontrado lixo nos rios.

“Precisamos continuar conscientizando a população para não jogar esses materiais nos rios, pois podem acarretar muitos problemas para o meio ambiente como a contaminação da água e do solo. Estes tipos de materiais devem ser descartados por meio do programa de coleta coletiva saco verde e no PEV. E lembrar que é dos nossos rios que captamos e tratamos a água que consumimos”, reforça.

O presidente do Kentucky, Renato Fritsche, destaca que nos últimos dez anos percebe-se uma mudança no comportamento das pessoas, pois tem cada vez mais diminuído a quantidade de lixo encontrada nos rios.

“Os materiais encontrados também mudaram, anteriormente encontrávamos móveis inteiros como guarda-roupas e camas, colchões, fogão, geladeiras, agora estamos encontrando partes de móveis ainda, mas as pessoas estão mais conscientes. Precisamos continuar a conscientização, mas também ensinar as nossas crianças sobre a destinação correta destes materiais”, acrescenta.

Mais duas ações de limpeza dos rios já estão programadas para este ano em conjunto com o Clube de Canoagem Kentucky. Uma delas será em junho em prol do Dia Mundial do Meio Ambiente no Rio Itapocu, sendo o percurso da sede do clube até o Parque Linear Via Verde e outra em setembro em prol do Dia Mundial da Limpeza no Rio Jaraguá, sendo o percurso da Malwee até o Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe.

Relacionado

Previous Post

[Fotos] Caminhão capota em Jaraguá do Sul

Next Post

Morador de Guaramirim ganha carro e mais R$ 70 mil na Trimania

Next Post

Morador de Guaramirim ganha carro e mais R$ 70 mil na Trimania

  • Quem Somos
  • Contato
  • Equipe
  • Política de privacidade
  • Anuncie
  • PROMOÇÃO – ADESIVO PREMIADO

© 2025 Rádio 105 FM - Desenvolvido por Radio 105 FM

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Segurança
  • Esporte
  • Economia
  • Política
  • Cotidiano
  • Entretenimento
  • Podcast
  • Trabalhe Conosco

© 2025 Rádio 105 FM - Desenvolvido por Radio 105 FM

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.