No último sábado (27), cerca de 40% dos coletores escalados precisaram de atendimento hospitalar
As altas temperaturas registradas nos últimos dias têm afetado diretamente os serviços de coleta de resíduos em Jaraguá do Sul. Segundo diretor de Resíduos Sólidos do Samae, Deverson Simioni, parte das operações previstas para o fim de semana enfrentou dificuldades devido ao calor, que prejudicou a capacidade física dos trabalhadores.
No último sábado (27), cerca de 40% dos coletores escalados precisaram de atendimento hospitalar devido ao esforço sob altas temperaturas.
“Com relação à coleta seletiva, nos feriados de Natal (25) e de Ano Novo (1º), não há serviço. A coleta deveria ser normalizada no sábado seguinte, mas, devido ao calor, 40% dos coletores passaram mal e foram hospitalizados. Hoje já há equipes trabalhando para regularizar a coleta, e o mesmo acontecerá após o feriado do dia 1º, com previsão de normalização nos dias seguintes”, explicou Simioni.
Ele reforça que a coleta seletiva de materiais recicláveis não deve gerar odores ou incômodos. Caso isso ocorra, significa que os materiais não foram separados corretamente, há resíduos orgânicos misturados ou embalagens sujas.
Para resíduos de maior volume, os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) estão disponíveis nos bairros Vila Lenzi, Ilha da Figueira e Nereu Ramos. Eles funcionarão normalmente, exceto nos dias 1º, 2 e 3 de janeiro.

