Saiba como ajudar
O ano de 2025 é marcado pelo início oficial da Aguapa, Associação Guaramirense de Apoio e Proteção aos Animais. A Aguapa tem por objetivos auxiliar no resgate e no tratamento de animais, em especial, gatos e cachorros abandonados na cidade ou vítimas de maus-tratos. Além disso, a associação trabalha para encontrar lares para estes animais.
A Aguapa já conta com 25 voluntários, todos trabalhando por amor aos cães e gatos, sem qualquer tipo de remuneração. Uma das voluntárias, Glades Machado Rech, fala o que é mais necessário para a Aguapa neste começo.
“Precisamos do apoio da comunidade com ração, com doações de utensílios diversos. Precisamos de apoio financeiro, precisamos do apoio das empresas, da comunidade para a gente fortalecer e conseguir dar mais assistência a quem não tem voz, mas que eu costumo dizer que enquanto a gente tiver voz, nós seremos a voz daqueles que não falam, que são os nossos animais carentes, abandonados, de pessoas às vezes em situação de vulnerabilidade”, afirma.
A voluntária da Aguapa, Glades Machado Rech, detalha as principais situações encontradas em Guaramirim. “A situação não é legal, a gente tem dias com inúmeras colocações de pessoas que nos procuram com animais abandonados, com animais atropelados, é complicado, mas a gente trabalha bastante psicológico, eu cuido bastante disso em relação à equipe, para que a gente entenda que não conseguimos ajudar todos, obviamente, mas que aquele que a gente ajuda, para que ele a gente está fazendo a diferença. Então desistir, jamais, persistir, insistir, sempre”, finaliza.
No próximo dia 29 de novembro, os voluntários da Aguapa farão um pedágio solidário no sinaleiro de Guaramirim. Além disso, o projeto já conta com a campanha “Empresa Amiga dos Animais”. Para quem quiser ajudar, o contato da Glades é o seguinte: (47) 99133-1408.
O Instagram da Aguapa é: https://www.instagram.com/aguapa_gm






