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ACIAG promove discussão sobre duplicação da BR-280, trecho federal

Luís Delai by Luís Delai
08/06/2021
in Política
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ACIAG promove discussão sobre duplicação da BR-280, trecho federal

Últimas reuniões da Aciag. Foto: Divulgação.

 

Obra teve corte no orçamento

A Associação Empresarial de Guaramirim (ACIAG) promoveu reunião plenária nesta segunda-feira (7), com a presença do superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) de Santa Catarina, engenheiro Ronaldo Carioni Barbosa. O tema em debate foi a atualização do andamento da duplicação da BR-280, contorno federal.

O presidente da ACIAG, Adilson Cesar Demathe, acredita que é necessária uma mobilização mais forte pela conclusão da obra, junto aos deputados federais que representam a região, para que sensibilizem o governo federal.

Empresários e autoridades da região fizeram questionamentos sobre os recursos empregados na duplicação, estruturas no entorno que fazem parte da obra, como pistas de rolamento e obras de arte, entre outros temas.

Segundo o engenheiro, as empresas responsáveis pela obra vêm cumprindo com o contrato, mas a escassez de recursos impede o avanço do trabalho. “A Construcard, a empresa que está no Lote 1, é uma excelente empresa. Se a gente colocar R$ 50 milhões, eles consomem os R$ 50 milhões, se a gente colocar 100 [milhões de reais] eles consomem os 100 [milhões de reais]. A Cetenco também é outra empresa fantástica, se colocar 100 [milhões de reais] eles consomem, e entregam a obra”, enfatiza.

Área industrial e recursos

Os empresários manifestaram preocupação quanto às obras de arte e pistas de rolamento de acesso às empresas. Em resposta, Carioni destacou a realização de audiências públicas antes da execução da obra, que serviram justamente para que o projeto atendesse às necessidades da região.

“Quando é pista simples, e uma empresa se instala às margens da BR-280, muitas vezes a empresa faz o acesso, quando é duplicação, a empresa [executora da obra] faz a pista e já faz os acessos regulares para empresas. Eu tenho que ver a situação de cada empresa pra gente ajustar, porque a gente não quer esse risco na rodovia”, analisa.

Quanto aos recursos aportados junto à Bancada Catarinense para a obra, o superintendente diz que o único recurso via emenda parlamentar recebido foi de R$ 7 milhões. Carioni esclarece que o orçamento inicial da duplicação era de R$ 56 milhões, mas houve um corte de R$ 3 milhões. “E mais os R$ 7 milhões, ficou em torno de R$ 60 milhões o nosso orçamento da 280. Hoje é maior que o da 470 [R$ 56 mi], que é prioridade catarinense, nacional, inclusive”, diz.

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