Durante os três dias serão oferecidos gratuitamente diversos serviços
A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul vai promover entre os dias 21 e 23 de agosto mais uma ação “Jaraguá Hepatite Zero” – uma mobilização especial alusiva ao Dia de Combate às Hepatites Virais –, que terá como foco a prevenção, o diagnóstico precoce e a promoção da saúde. A iniciativa é coordenada pela Vigilância em Saúde, em parceria com o Partage Shopping e a Unisociesc.
Durante os três dias, serão oferecidos gratuitamente diversos serviços, entre eles: Testes rápidos para hepatites B e C, sífilis e HIV; Vacinação com todas as vacinas previstas no calendário nacional; Orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Informações da Vigilância Sanitária.
O espaço será organizado de forma a garantir um atendimento seguro, discreto e humanizado, com duas recepções para testagem e 10 cabines individuais para testes, três recepções para vacina e 3 cabines de vacinação, quatro cabines para entrega de resultados e um estande da Vigilância Sanitária.
Além da ação no shopping, a testagem rápida também está disponível durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município, permitindo que a população tenha acesso facilitado ao diagnóstico.
“Esta ação extramuro representa uma importante estratégia na área da saúde pública. Levamos nossos serviços para mais perto da população, incentivamos os cuidados com a saúde e a prevenção de doenças, ao mesmo tempo em que divulgamos nossos serviços e onde procurar atendimento”, explica o secretário de Saúde, Rogério Luiz da Silva.
Local e horários da ação
Testagem rápida e vacinação: próximo à loja Paquetá, no Partage Shopping
Horário: das 10h às 21h30
Sobre as hepatites virais
São infecções que afetam o fígado e podem ser causadas por diferentes vírus (A, B, C, D e E). Muitas vezes, evoluem de forma silenciosa, sem sintomas aparentes, podendo causar complicações graves, como cirrose e câncer hepático. A detecção precoce, por meio de testagem, é fundamental para o tratamento e prevenção da transmissão.
Esta ação integra o compromisso de Jaraguá do Sul com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, meta 3.3, que busca, até 2030, acabar com as epidemias de AIDS, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas, combatendo também hepatites virais e outras doenças transmissíveis. A iniciativa também se alinha ao ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação, reforçando a importância de unir esforços entre poder público, iniciativa privada e instituições de ensino para alcançar resultados mais efetivos.
Deixe seu comentário nesse post