O imóvel, que pertencia a uma nova família há três anos, era utilizado para confraternizações familiares
Um incêndio de grandes proporções destruiu na noite de segunda-feira (16) a casa de Jurandir José Leskowicz, localizada na Rua Bertha Weege, bairro Jaraguá 84. O imóvel, com quase 90 anos de existência e tombado como patrimônio histórico municipal desde 2015, foi consumido pelas chamas, resultando na perda total do bem cultural.
A casa, que pertencia a uma nova família há três anos, era utilizada para confraternizações familiares e recebia visitas de pessoas próximas, com aluguel ocasional para eventos particulares.
Apesar de não ser aberta ao público em geral, o imóvel representava um espaço de preservação da memória local, valorizado pelos proprietários que buscavam manter sua história viva.
A chefe do setor de patrimônio histórico da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Rosane Aparecida Felisbino Fusi, esteve no local na manhã desta terça-feira (17) e se solidarizou com a família. Em declaração ao lado do proprietário – que se mostrou muito abalado e sem condições de falar –, ela explicou os próximos passos:
“Agora, o primeiro passo é fazer um levantamento técnico detalhado para elaborar um auto de constatação. Em seguida, notificaremos o Ministério Público sobre o ocorrido. Após isso, poderá ser autorizada a limpeza do local e demais procedimentos. Nos colocamos à disposição da família para dar assessoria técnica. Paralelamente, é necessário desenvolver um projeto de restauro do imóvel, respeitando as diretrizes de preservação. O proprietário tem interesse no restauro, e nós podemos orientar sobre editais e participação para recuperação”.
Rosane destacou que ainda não há conclusão pericial sobre a causa do sinistro (se acidental ou criminoso), aguardando os procedimentos da Polícia Civil e Bombeiros.
A família manifestou desejo de reconstruir o imóvel preservando suas características históricas. A perda da casa tombada representa uma perda ao patrimônio cultural de Jaraguá do Sul.
