O fato ocorreu na localidade do Ribeirão Grande do Norte
A equipe do Serviço de Resgate de Fauna da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) se deparou com uma situação inusitada na manhã desta quarta-feira (11): o resgate de um cervo bastante debilitado após ser alvejado por arma de fogo e atacado por cães. O fato ocorreu na localidade do Ribeirão Grande do Norte.
De acordo com o biólogo da Fujama Christian Raboch, moradores acionaram o serviço depois que o animal foi encurralado por cães que chegaram a morder uma das orelhas do animal. Desesperado, o cervo pulou para dentro de um açude de onde foi retirado por algumas pessoas que o colocaram dentro do banheiro de uma empresa até chegada da Fujama.
“Trata-se de um cervo adulto (Mazama.sp). Chegando no local nos deparamos não somente com as lesões causadas pelos cães. Já no veterinário percebemos que o animal tinha um perfuração profunda na parte de trás do corpo causada por um tiro”, destacou Raboch.
“Infelizmente, esta espécie ainda é muito caçada. Provavelmente, ele tomou um tiro há uns cinco ou sete dias, porque o ferimento já estava necrosado. Por conta disso, o cervo ficou debilitado o que permitiu que os cachorros acabassem o pegando.”
Após passar por todos os procedimentos, o cervo permanecerá internado numa clínica veterinária conveniada à Fujama. “Agora é esperar para ver se o animal se recupera e assim possa ser devolvido à natureza ou encaminhado a um centro de reabilitação”, apontou Christian.
