Programação da série “Grandes Concertos” leva ao palco apresentações de importantes compositoras mulheres e grandes compositores do século 20
A programação da 21° edição do Festival Internacional de Música de Santa Catarina (FEMUSC), em Jaraguá do Sul, segue vibrante e eclética nesta terça-feira, 13 de janeiro.
O destaque de todas as noites é a série “Grandes Concertos”, que leva ao palco do Grande Teatro da SCAR espetáculos imponentes que apresentam orquestras, música de câmara, corais, banda sinfônica e ópera
O concerto de hoje exibe ao público quatro obras diferentes, entre elas uma da compositora francesa Louise Farrenc, que entrou para a história da música por ser a primeira mulher a conquistar um salário igual ao dos homens, na Paris de 1850.
“Ela é muito importante para nós que prezamos pela diversidade”, afirma Alex Klein, diretor artístico do FEMUSC. A obra é executada por um trio de professores no piano, flauta e violoncelo. Um deles, Alexsander de Lara, é brasileiro residente em Londres que participou das primeiras edições do Femusc como aluno e volta aos palcos como professor.
Outro destaque é para a apresentação da obra de autoria da compositora americana Regina Baiocchi, escrita especialmente para a execução de Alex Klein, no instrumento oboé baixo. A obra trata de resiliência e tem inspiração no “negro espiritual”, um estilo musical criado nos Estados Unidos pelas pessoas escravizadas.
Quanto ao quarteto de cordas que também se apresenta no “Grandes Concertos”, o público pode esperar alta expressividade e grande desenvolvimento técnico de obras de grandes compositores do século 20.
Para compreender a música erudita
Todas as noites, às 20h, antes dos Grandes Concertos, o diretor artístico do FEMUSC, Alex Klein, e convidados promovem o “Musicalmente Falando”, um bate-papo rápido com a plateia com a intenção de explicar o programa da noite e contextualizar as obras e seus autores. A atividade é aberta a todos que possuem ingresso para os Grandes Concertos.
Além dos Grandes Concertos: Femusc oferece outras sete séries de apresentações
A programação aberta ao público vai muito além dos Grandes Concertos. Todos os dias a partir das 18h, o Femusc dá início a uma série de apresentações dedicadas a instrumentos específicos, como piano, violão, cordas e também a repertórios de caráter experimental.
Também compõem a programação recitais de canto lírico, onde os cantores apresentam ao público árias (obras solo) de ópera, além dos recitais de câmara, que são concertos de pequenos grupos – até 20 pessoas, com instrumentos de cordas (violino, viola, contrabaixo acústico e violoncelo).
Os concertos ocorrem em diferentes espaços da SCAR de forma simultânea. Do lado de fora, entre a SCAR e a ACIJS, o Espaço da Música é uma das novidades desta edição. O ambiente une gastronomia – com foodtrucks – a apresentações musicais, todos os dias a partir das 18h30. Um detalhe importante e convidativo: o palco é aberto para qualquer pessoa se apresentar.
Retirada de ingressos
Os ingressos para todas as apresentações do FEMUSC são gratuitos e liberados com 48 horas de antecedência de cada série de apresentação. Eles precisam ser retirados na bilheteria da SCAR, das 8 às 20h, ou pelo site femusc.com.br, no limite máximo de dois por pessoa.
O 21º FEMUSC é realizado pela Lei de Incentivo à Cultura e do Governo Federal e conta com o Patrocínio Master do Itaú, Laranjinha Itaú e WEG, é patrocinado pelas empresas DR Aromas & Ingredientes, Auroracoop, Grupo Elian, Zanotti Elásticos e Porto de Itapoá, apoio da Master Operações Portuárias, Mime, Menegotti, Martinelli Advogados e Unissocies e realizado por SCAR, FEMUSC Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Prefeitura de Jaraguá do Sul.
Programação diária, aberta ao público e gratuita do 21º Femusc
18h: Série Violão Plus – Sala Multiuso 1 SCAR.
18h: Série Piano Masters – Sala Multiuso 2 SCAR.
18h: Série Industrial Wander Weege – Sala CineSCAR SCAR.
18h30: Espaço da Música, com gastronomia e apresentações – Área externa entre a SCAR e a ACIJS.
19h: Momento Springmann – Pequeno Teatro SCAR.
19h: Recitais de Canto Lírico – Multiuso 2 SCAR.
20h30: Grandes Concertos – Grande Teatro SCAR.
20h30: Recitais de Câmara – Pequeno Teatro SCAR.
A programação completa e detalhada com os nomes das apresentações está no site oficial www.femusc.com.br
Foto: Diego Redel

