Equipamentos para conforto térmico estarão distribuídos em todos os pavilhões da festa
Os pavilhões da 41ª Festa Pomerana vão contar com climatizadores para melhorar o conforto térmico dos visitantes nos dias mais quentes do verão. Serão 27 equipamentos espalhados pelos ambientes, de modo a resfriar e umidificar o ar a partir da evaporação de água. Outra novidade desta edição, de 14 a 25 de janeiro, é o uso de tecnologia de reconhecimento facial nas ações de segurança da festa.
Os climatizadores evaporativos são equipamentos usados em grandes ambientes, como indústrias e eventos, para reduzir a temperatura do ar. A tecnologia dispensa o uso de gás refrigerante, como nos aparelhos de ar-condicionado.
Dos 27 climatizadores contratados pelo evento, 12 estarão no Pavilhão Unifique, o principal ponto de concentração de pessoas, com programação musical e dança. Os demais estarão distribuídos em outros pontos estratégicos.
A adoção de medidas para melhorar o conforto térmico atende a solicitações dos próprios visitantes, que sentem na pele os dias de calor intenso do verão em Santa Catarina. Com os climatizadores, a experiência das pessoas será ainda mais prazerosa.
Reconhecimento facial
O parque da Festa Pomerana será monitorado por 40 câmeras, incluindo seis dispositivos de reconhecimento facial. As imagens serão transmitidas a uma central e ajudarão as equipes de segurança a intervir rapidamente quando constatado algum fator de risco ou ocorrência na festa. O objetivo do aparato é ampliar a segurança de quem visita o evento.
— A Festa Pomerana é reconhecidamente um evento muito seguro e que ocorre em clima de alegria e paz. O investimento que estamos fazendo é no sentido de preservar essa característica do evento, lançando mão da tecnologia — avalia o secretário de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, Manfredo Goede.
Festa Pomerana 2026
A 41ª Festa Pomerana é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, da Prefeitura Municipal de Pomerode e da Associação dos Músicos Profissionais de Pomerode (Amuspe). Patrocínio: Unifique, Netzsch do Brasil, Ekonova, Netzsch Moagem, Centerplast, Weltec, Link Comercial, Secretaria de Estado do Turismo, governo de Santa Catarina, Kyly, Olho Embutidos e G9.


