Tecnologia a serviço da vida: Sistema de monitoramento auxilia na segurança dos moradores e turistas
O Programa Praia + Segura, iniciativa do Centro Regional de Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Barra Velha em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, e apoio da ABRATEX (Associação Brasileira de Telecomunicações e Inovações) e da ASABV (Associação de Salvamento Aquático de Barra Velha), divulgou o balanço das ações entre 1º de novembro e 14 de dezembro de 2025. Os resultados destacam a eficácia da integração entre tecnologia, videomonitoramento, rádio comunicação e atuação dos guarda-vidas. No período, foram 47 banhistas identificados em locais de risco, 15 embarcações monitoradas, apoio a um salvamento na Praia do Tabuleiro e mais de 30 mil banhistas contabilizados em pontos estratégicos da orla.
A comunicação em tempo real entre o Centro de Tecnologia e os postos de salvamento tem permitido ações preventivas mais rápidas e eficazes, priorizando a preservação de vidas. “Estou muito feliz com os avanços que o videomonitoramento vem proporcionando à atividade de salvamento aquático. São recursos que melhoram a prevenção e a resposta, tornando-nos cada vez mais fortes na luta contra afogamentos”, destacou o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Barra Velha, Capitão Rafael Manoel José.
Para o coordenador do Centro Regional de Tecnologia e Inovação, Everson Brandão, “os resultados refletem planejamento, tecnologia, inovação e coordenação eficiente que faz a diferença na segurança de moradores e turistas”. O prefeito Daniel Pontes da Cunha reforçou: “O Programa Praia + Segura demonstra que investir em tecnologia e integração salva vidas. Nosso compromisso é proteger moradores e turistas, garantindo um litoral cada vez mais seguro para todos”. A iniciativa continua atuando na antecipação de riscos, proporcionando mais tranquilidade durante a temporada de verão.

