A DPCAMI será desmembrada em duas unidades
O delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, esteve em Jaraguá do Sul nesta quarta-feira para a inauguração da reforma do prédio da 15ª Delegacia Regional de Polícia. Depois, ele participou de uma reunião com a diretoria da ACIJS e lideranças locais, onde anunciou investimentos na ampliação da estrutura de atendimento em Jaraguá do Sul.
Durante a apresentação do planejamento para o próximo ano, o delegado informou que a atual Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) será desmembrada em duas unidades distintas. Com isso, o município passará a contar com delegados exclusivos para cada unidade, além de agentes e psicólogos, ampliando a capacidade de atendimento e fortalecendo a atuação especializada.
Outra novidade é a reestruturação da Divisão de Investigação Criminal (DIC), atualmente com um delegado, que passará a operar de forma também desmembrado, com foco específico em casos de roubo, tráfico de drogas e homicídios.
Essa mudança, prevista por norma legal, será oficializada quando Jaraguá do Sul atingir a marca de 200 mil habitantes. Com a nova configuração, serão incorporados mais dois delegados à DIC, que somados aos dois da DPCAMI totalizarão cinco delegados atuando na cidade.
Ulisses Gabriel mencionou ainda a expectativa de realização de um novo concurso público para agentes, escrivães e delegados, com o objetivo de reforçar o efetivo em todo o Estado.
“Há um débito com a região, e estamos investindo para que os resultados da atuação policial melhorem ainda mais”, afirmou.
A presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Caroline Obenaus Cani, reconheceu os avanços promovidos pelas forças de segurança e destacou o olhar estratégico da Polícia Civil e da Polícia Militar, que têm contribuído para a manutenção de indicadores positivos no enfrentamento à criminalidade.
Segundo ela, a sinergia com a sociedade civil é permanente e essencial para que os índices de resolução continuem em trajetória ascendente.
Durante o encontro, foi formalizado o pedido para a imediata designação de cinco agentes, um escrivão e dois delegados, como parte da recomposição do efetivo da Polícia Civil. O documento entregue ao delegado-geral ressalta que a defasagem histórica se agravou diante do expressivo crescimento populacional de Jaraguá do Sul e da microrregião.
Caroline Cani reforçou que “é anseio permanente da sociedade civil que o vínculo com as forças de segurança seja continuamente fortalecido”, alertando para as lacunas existentes no quadro funcional da Delegacia Regional.






