Churrasco de igreja, ampliação dos estandes de tiro e senha para atirar, SchützenTreffen e câmeras de monitoramento estão entre as novidades desta edição
Faltando uma semana para a 35ª Schützenfest – que ocorre de 6 a 16 de novembro, no Parque Municipal de Eventos – os preparativos estão a todo o vapor. Mais de 500 pessoas estão envolvidas diretamente na organização da festa, número que praticamente dobra, ao longo da festa. Integrantes do Comitê Gestor, da Comissão Central Organizadora (CCO), servidores municipais e terceirizados estão divididos em equipes, em um ritmo acelerado de trabalhos.
A “Maior Festa de Atiradores do País” vai trazer novidades na edição de 2025, tanto em termos de atrações, quanto em melhorias estruturais, de segurança e na gastronomia.
Confira o que vem por aí:
Churrasco de igreja: fruto do Encontro de Ideias, esta opção gastronômica é uma das novidades da festa. A tradição do churrasco de igreja é mais do que uma refeição, é uma oportunidade de socialização pois reúne pessoas de diferentes idades e famílias para confraternizar e fortalecer o senso de pertencimento. A área exclusiva para os apreciadores de churrasco e espetinhos ficará ao lado do Pavilhão B.
Ampliação dos estandes de tiro e senha para atirar: em 2024 a Schützen bateu o recorde em tiros disparados: 118.047. Para garantir acesso mais facilitado a essa pratica esportiva, neste ano, além dos 20 estandes de chumbinho já disponíveis, estão sendo montados mais 14 estandes, sendo, cinco para pressão mira aberta, cinco para seta e mais quatro para chumbinho.
Além disso, durante todos os dias da festa haverá a entrega do troféu para o melhor atirador do dia. Outra novidade é a senha para o tiro. O visitante compra o alvo pega a senha e enquanto aguarda sua vez para atirar, pode ir curtir a festa.
A ordem de chamada das senhas será informada nos telões espalhados pelo Parque Municipal de Eventos. O visitante, porém, deve ficar atento para não perder sua vez.
SchützenTreffen – Encontro dos Amigos dos Atiradores: marcado para o dia 13 de novembro, a partir das 19h, no pavilhão A. O acesso será por reserva de mesas exclusivas para grupos. Serão servidas comidas típicas e bebidas. Neste formato – inspirado em tradicionais festas alemãs, como a Oktoberfest de Munique – garçons circulam pelo espaço, atendendo os pedidos das mesas.
O Schützentreffen promete trazer a verdadeira experiência bávara: chope gelado, pratos típicos e a energia contagiante da reunião entre amigos. Uma noite para celebrar a cultura e a amizade. Para esta atração serão comercializados ingressos à parte. A data de início das vendas será divulgada em breve.
Desfile Festivo no centro da cidade: programado para acontecer no feriado do dia 15 de novembro, um sábado, a partir das 9h30. Além de integrantes das sociedades de atiradores, da CCO e do Comitê Gestor da festa, entidades também poderão desfilar, mediante inscrição prévia que segue aberta até esta sexta-feira (31).
Para fazer a inscrição, basta acessar o formulário eletrônico do evento, disponível na página da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, no site da Prefeitura: Clique aqui. O desfile também terá a participação do grupo Planetapéia, com seus brinquedos que encantam por onde passam.
Câmeras de monitoramento: a 35ª Schützenfest será marcada por um salto tecnológico na segurança. Pela primeira vez, o evento contará com câmeras com reconhecimento facial e inteligência artificial, resultado da parceria entre a Prefeitura, empresa WEG e as forças de segurança do Estado — Polícia Militar, Civil, Científica e Penal.
Uma rede de câmeras de alta definição será instalada a cada 50 metros quadrados, todas conectadas a um centro de monitoramento dentro do Parque de Eventos. Os equipamentos foram doados pela empresa WEG ao Município.
 
			





