Ponte ligaria a rua Jorge Czerniewicz à Avenida Epitácio Pessoa
O vereador Luis Fernando Almeida (MDB) apresentou na sessão da Câmara de Vereadores uma moção de apelo solicitando para que a Prefeitura de Jaraguá do Sul inicie estudos técnicos e jurídicos para a futura construção de uma ponte ligando a Rua Jorge Czerniewicz à Avenida Epitácio Pessoa.
A proposta, segundo ele, busca garantir uma alternativa viária estratégica para desafogar o trânsito e preparar a cidade para o crescimento das próximas décadas.
Durante o pronunciamento, Almeida argumentou que o projeto não tem caráter imediato, mas que o município deve agir agora para não perder a oportunidade de planejamento.
“Não tem previsão orçamentária, não tem recurso para a construção da ponte agora, então que não venha a perder a oportunidade de cobrar o terreno e deixar tudo engatilhado para que se possa, consequentemente, implementar no futuro com captação de recursos”, argumentou.
A proposta inclui a utilização de um terreno de 1.215,95 m² pertencente à Celesc Distribuição S/A, localizado no bairro Czerniewicz e atualmente em leilão, como ponto estratégico para a travessia. Almeida explica que essa é uma “oportunidade única” para o município assegurar a área e evitar que, no futuro, o projeto se torne inviável por falta de espaço ou por altos custos de desapropriação.
Na avaliação do vereador, a nova ponte criaria um novo eixo de mobilidade urbana, interligando regiões importantes e reduzindo o fluxo de veículos nas pontes centrais já existentes. “Pensar em crescimento ordenado é pensar em progresso constante e que esse tipo de planejamento de longo prazo impede que Jaraguá do Sul pare no tempo.