O valor necessário é de R$ 209 milhões
A redução de verbas do DNIT na Lei Orçamentária Anual para 2026 para obras e manutenção de rodovias federais em Santa Catarina é vista com preocupação pela Federação das Indústrias (FIESC).
Em documento enviado na semana passada, ao Ministro dos Transportes, a entidade destaca que os R$ 506 milhões alocados para o estado são insuficientes para a conclusão de obras em andamento e para a manutenção preventiva.
Para a BR-280, o valor necessário ainda é de R$ 209 milhões e o previsto é de apenas R$ 80 milhões. Para o vice-presidente regional da FIESC, Célio Bayer, a infraestrutura das rodovias federais em Santa Catarina tem sido alvo de notório descaso, evidenciando a falta de atenção do governo federal às demandas estruturais do estado.
“Um dos exemplos claros está aqui na nossa região de Amvali e também a região de São Francisco do Sul e Araquari, a 280. Há mais de 10 anos com ordem de serviço assinada, com três lotes. O único lote que a gente nota algum trabalho depois de tanto tempo, que não requer trabalhos, obras de arte tão significativas, ainda não está pronta, não está entregue. O trecho mais, assim que eu vejo, de suma importância, que é o destino aos portos de São Francisco, não tem nada começado”, disse.
A BR-470 também enfrenta sérias limitações orçamentárias. Embora o valor necessário para a continuidade adequada das obras seja estimado em R$ 200 milhões, o orçamento previsto para 2026 é de apenas R$ 50 milhões, o que corresponde a 25% do montante requerido.
BR-280:
- Valor necessário: R$ 209 milhões
- Valor previsto: R$ 80 milhões
- Obras afetadas: Retomada do Lote 1 – BR 101 a São Francisco do Sul – R$ 60 milhões; Conclusão do Lote 2.1 – Entroncamento BR-101 – Guaramirim – R$ 29 milhões; Andamento do Lote 2.2 – Guaramirim – Jaraguá do Sul- R$ 120 milhões.
- Prazo original: 2017
- Impacto esperado: postergação ainda maior do prazo contratual para a conclusão das obras