O trem estava em deslocamento para São Francisco do Sul com 141 vagões
Uma parada preventiva do trem na manhã desta quarta-feira, 1, gerou transtornos no trânsito, especialmente nas ruas que ligam a Avenida Prefeito Waldemar Grubba e a Bernardo Dornbusch, nos bairros Vila Baependi e Vila Lalau. Mas a parada se refletiu em outros trechos da região.
Informações dão conta que a parada foi necessária pois havia um caminhão parado sobre a linha férrea na passagem em nível do bairro Centenário. O monitoramento apontava risco de acidente e, por isso, foi feito o procedimento de parada, evitando um acidente que poderia ter proporções mais graves.
O trem estava em deslocamento para São Francisco do Sul, com 141 vagões e duas locomotivas na frente e outras duas no meio. A parada preventiva ocorreu por volta das 7h e a liberação às 7h48. A demora ocorreu porque, em casos de parada deste tipo de trem, após frear, o maquinista tem que percorrer a composição até as locomotivas do meio, que estava na região da Marisol, ou seja, a uma distância de aproximadamente 800 do local da parada, próximo do parque fabril da Marisol. Depois disso, e com a retirada do caminhão sobre a linha férrea, o trem seguiu viagem. Não há informações sobre o motivo da presença do caminhão sobre a linha férrea, na passagem em nível do Centenário.