Presidente da Juriti detalha fatores para queda no preço
O arroz está mais barato nas prateleiras dos supermercados, mas o preço baixo preocupa os rizicultores da região. Neste mês, a saca com 50 kg do grão foi cotada a R$ 60, já abaixo do custo de produção.
O presidente da Cooperativa Juriti, Orlando Giovanella, aponta os principais fatores que contribuíram na desvalorização do arroz. “A dificuldade que estamos enfrentando neste ano ‘Safra 2025’ a respeito do arroz, ela se deve a vários fatores. Um dos fatores é a produção em excesso que teve. Todo o Brasil produziu bem, muito bem o arroz este ano, com isso existem sobras de arroz. A falta de exportação, não se teve praticamente exportação, ou muito baixa exportação do arroz para outros países. A entrada de arroz dos países do Mercosul e com impostos muito mais baixos do que os nossos aqui internamente. Diminuição de consumo no Brasil, esses são os grandes fatores que estão prejudicando muito o preço do arroz”, disse.
Com excesso de arroz, o presidente Orlando Giovanella aponta 2026 como preocupante. “É um ano que o produtor trabalha sem ganho real e as indústrias também, porque o preço veio caindo muito na safra e nem do lado da indústria, nem do lado do nosso fornecedor, do nosso associado, do nosso produtor de arroz, tem algum ganho. A dificuldade maior que a gente já está sentindo e deverá acontecer vai ser para o ano safra de 2026”, finaliza.
O preço estimado para o custeoo da produção deveria estar na casa dos R$ 80 a saca, segundo o presidente.
Deixe seu comentário nesse post