A ideia é chamar a atenção da comunidade para o papel e o comportamento de cada um
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Diretoria de Trânsito e Transporte da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, em parceria com o Movimento Marcha do Silêncio, deu início nesta quarta-feira (18), à campanha alusiva à Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro em todo o país.
A programação local busca reforçar a importância da responsabilidade individual na construção de um trânsito mais seguro e humano. Como forma de sensibilização, veículos envolvidos em acidentes foram posicionados em pontos estratégicos da cidade, acompanhados de balões, cruzes e faixas com mensagens de alerta.
A ideia é impactar visualmente a comunidade e mostrar que, por trás de cada carro danificado, existem histórias de dor e famílias que sofreram com as consequências de atitudes imprudentes.
“Muitos ocupantes desses veículos ficaram gravemente feridos ou até perderam a vida, e essa realidade precisa servir de alerta a todos. Cerca de 90% dos acidentes registrados no município são provocados por imprudência dos motoristas”, enfatiza o diretor de Trânsito e Transporte, Gilmar Marietto.
Ele reforça que Jaraguá do Sul oferece boa infraestrutura viária, com ruas sinalizadas e 135 pontos de monitoramento. No entanto, de nada adianta se os condutores não fizerem a sua parte.
“É preciso parar de culpar o município e começar a chamar a responsabilidade de quem realmente provoca os acidentes. Será que o motorista não estava no celular? Não ingeriu bebida alcoólica? Não desrespeitou a sinalização? Não estava acima da velocidade?”, questiona Marietto.
A campanha também terá atividades educativas, como o evento marcado para sábado (20), na praça Ângelo Piazera, das 8h às 12h, voltado a crianças e adultos.
Serão distribuídos materiais informativos e realizadas ações de conscientização, reforçando a importância da postura defensiva e do respeito às leis de trânsito. E no outro sábado (27), haverá blitzes educativas em 10 semáforos da cidade, com abordagem aos motoristas e distribuição de material informativo.
Segundo os organizadores, a Prefeitura oferece as condições necessárias para a segurança viária, mas sem a colaboração de cada cidadão será impossível reduzir os índices de violência no trânsito. A Semana Nacional de Trânsito, portanto, é mais uma oportunidade para reflexão e mudança de comportamento, para que todos possam chegar com segurança ao seu destino.
Deixe seu comentário nesse post