Trânsito está liberado temporariamente, com monitoramento contínuo e possibilidade de ajustes
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou nesta quarta-feira (17) o primeiro teste de comportamento do tráfego na ponte sobre o Rio Itajaí-Açu II, localizada no km 111 da BR-470/SC, entre os municípios de Ibirama e Apiúna. Duas faixas foram liberadas de forma provisória, permitindo a passagem de veículos pela estrutura em reabilitação.
Durante este período de avaliação, a segurança viária será reforçada com operadores de bandeirola atuando 24 horas por dia para coordenar o trânsito e orientar motoristas. Caso haja necessidade, o sistema Pare e Siga poderá ser retomado a qualquer momento.
As equipes seguem mobilizadas para viabilizar a liberação definitiva do tráfego antes da conclusão integral das obras, já que os serviços de reabilitação ainda continuarão sendo executados na parte inferior da ponte.
A intervenção faz parte do Programa de Manutenção e Reabilitação de Obras de Arte Especiais (Proarte), voltado à recuperação e modernização de pontes, viadutos, passarelas, túneis e demais estruturas da malha rodoviária federal.
Com 200 metros de extensão, a ponte apresentava sérios problemas estruturais e passa por reforço e alargamento. O projeto prevê a ampliação da largura de 9 para 15 metros, incluindo pista em ambos os sentidos, acostamentos laterais, barreiras de concreto, passeio para pedestres e guarda-corpo. O investimento total é de R$ 15 milhões.
Próximas etapas
Atualmente, cerca de 84% da reabilitação estrutural já está concluída. Entre os serviços pendentes estão: fresagem do asfalto, substituição dos guarda-corpos por barreiras de concreto, execução da nova armação da laje, concretagem e pavimentação asfáltica.
A conclusão da obra está prevista para o fim deste ano. Com a modernização, a ponte sobre o Rio Itajaí-Açu II proporcionará mais segurança, durabilidade e conforto a motoristas e pedestres, além de ampliar a capacidade de tráfego e melhorar a fluidez na região.
Etapas já executadas
Já foram concluídas a construção da estrutura de alargamento (fundações, pilares e vigas), o reforço da estrutura existente, a instalação das pré-lajes de conexão, a demolição do passeio e do guarda-corpo no sentido Ibirama–Apiúna, o alargamento das cortinas de contenção das cabeceiras, além da armação e concretagem da laje e das barreiras New Jersey.
Deixe seu comentário nesse post