Confira como utilizar a ferramenta de pagamento
Os catarinenses já podem pagar o IPVA utilizando o PIX. A novidade tem o objetivo de tornar o processo mais ágil e prático para os contribuintes. Atualmente, o Governo do Estado disponibiliza o uso do PIX para o pagamento do ICMS, do ITCMD e de taxas da Segurança Pública, como 2ª via e transferências. Além do IPVA, agora também poderão ser pagas por PIX as taxas vinculadas ao veículo, como licenciamento e registro.
Com o PIX, o pagamento será processado em poucos minutos. Essa nova modalidade também não fica limitada aos bancos credenciados, podendo ser realizada por meio de qualquer instituição financeira.
Confira aqui o passo a passo para realizar seu pagamento com segurança.
Medida representa economia aos cofres públicos
Secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert observa que a iniciativa faz parte do processo de desburocratização e inovação da administração tributária estadual. Além de representar um avanço tecnológico, a mudança resulta em economia aos cofres públicos: a taxa bancária paga pelo Estado nas operações com PIX será menor em relação às cobranças no pagamento do boleto.
Estima-se uma economia de aproximadamente R$ 2,2 milhões com tarifas bancárias ao ano — a projeção considera que 30% dos pagamentos do IPVA e das taxas ocorram via PIX.
Atualmente, o PIX já é a forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros (76,4%), à frente do cartão de débito (69,1%) e do dinheiro (68,9%), conforme pesquisa divulgada pelo Banco Central no último mês de dezembro.
O que muda para o contribuinte
Com a nova opção de pagamento, o boleto do IPVA passará a contar com um QR Code que permitirá a quitação do imposto via PIX. O contribuinte poderá optar por pagamento em cota única ou parcelado em até três vezes, seja via PIX ou pelo tradicional código de barras.
Confira no Instagram da 105:
Deixe seu comentário nesse post