Confira o artigo de Priscila Zat
Investir no exterior não é algo restrito a grandes investidores ou apenas àqueles com perfis mais agressivos. Essa é uma visão ultrapassada, e inclusive, muito descolada da atual realidade. Na prática, hoje, investir fora do Brasil pode ser uma escolha estratégica para qualquer investidor — inclusive, para os mais conservadores.
É fácil compreender: muitas vezes, quem escolhe investir em opções mais tradicionais, como a Poupança ou o Tesouro Selic, acredita estar fazendo uma escolha mais segura e correndo menos riscos. No entanto, esses ativos estão diretamente expostos ao Risco Brasil. Em comparação, títulos do governo americano, por exemplo, são considerados os mais seguros do mundo, oferecendo uma alternativa com menor risco de crédito e mais previsibilidade. Isso demonstra que, em certos contextos, investir fora do país pode ser até mais prudente.
Outro ponto importante do investimento internacional é o acesso a uma verdadeira diversificação. O mercado brasileiro, apesar de relevante, é limitado. Enquanto a bolsa brasileira tem cerca de 400 empresas, as norte-americanas, por exemplo contam com milhares, abrindo espaço para mais setores e estratégias. Com isso, é possível montar carteiras mais equilibradas e menos dependentes de um único cenário econômico.
Na Warren, acreditamos que diversificar não é apenas buscar oportunidades de rendimento, como também proteger o caminho do investidor. Afinal, imprevistos acontecem: pandemias, crises econômicas, mudanças políticas. O nosso trabalho é criar uma estratégia de investimento que não dependa de um único cenário para funcionar. Buscamos estruturar carteiras que se adaptem ao tempo, aos movimentos de mercado e, principalmente, à vida das pessoas.
O investidor não precisa decidir sozinho. Estamos aqui justamente para isso: para ajudar cada um a entender suas metas e a marcar os passos na direção do que é o melhor para o crescimento do seu patrimônio.
Artigo de Priscila Zat, CEA – Especialista em Investimentos da Warren Investimentos Jaraguá do Sul – [email protected].
Deixe seu comentário nesse post