Romaria começa neste sábado (31)
No próximo dia 31 de maio, sábado, os ‘Tropeiros da Fé’ se preparam para uma romaria saindo de Guaramirim a cavalo com destino final em Aparecida, São Paulo, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida. A peregrinação será feita por sete cavaleiros e 10 cavalos. No percurso, os cavaleiros devem passar por aproximadamente 50 cidades, pelo interior de Santa Catarina, Paraná e também de São Paulo. Serão cerca de 1.050 quilômetros cavalgados em 30 dias de romaria.
- Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
- Siga a 105 FM no Instagram! Clique aqui
Para a romaria, os ‘Tropeiros da Fé’ contam com o apoio de uma veterinária, Dra. Carol, que fará todo o acompanhamento dos cavalos na viagem. Além disso, um ônibus com camas e uma Ford F-4000 estarão abastecidas com comida, água, tanto para os tropeiros como para os animais. Foi um ano de preparação e organização da romaria.

O cavaleiro Sérgio Prawucki, 63 anos, afirma que a viagem de fé foi programada pensando na saúde dos cavalos. “Entre um pouso e outro, alguém que cede o rancho pra nós ou a própria casa, em cima da quilometragem a gente sai cedo. Pode ser 5h, 6h, mas sempre cedo porque isso é um facilitador para os nossos parceiros que são os cavalos.”
Prawucki detalha que cada cavaleiro tem o seu propósto de fé para esta romaria. “Já tivemos uma experiência em 2017. É realmente muito gratificante. É um grupo que se respeita, se ajuda, algo prazeroso de se fazer com tanta gente e tantos dias juntos.”
Jaison Hess, de 52 anos, agente funerário, é um dos ‘Tropeiros da Fé’. Jaison conta que os tropeiros contarão com amigos de outras romarias e cavalgadas. “Sempre existe uma emoção em cada romaria. Há um ano estamos conversando com os principais pontos de apoio. A gente vai encontrando muitas pessoas disponíveis para ajudar, dar apoio até o pátio do Santuário de Nossa Senhora.”
Seu Antônio de Souza, de 74 anos, foi em 2017 para Aparecida de cavalo. Ele conta como foi a experiência. “Pra mim foi muita emoção. Deu tudo certo, muita amizade entre o grupo. Não esqueço nunca mais.”
Na próxima sexta-feira, dia 30, uma missa será realizada com os ‘Tropeiros da Fé’ no último ato de preparação para a romaria até Aparecida.
Grupo de cavaleiros é composto por:
- Jaison Everaldo Hess, de 52 anos;
- João Sérgio Bizatto, de 59 anos;
- Sergio Prawucki, de 63 anos;
- Ildo José Rodrigues, de 59 anos;
- Moacir Devigili, de 60 anos;
- Altair Luiz Ruon, de 56 anos.
- E Lourenço Pinheiro;
- Além da veterinária, Dra. Carol, de suporte.
Deixe seu comentário nesse post