O contrato tem validade inicial de seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis
Guaramirim e Schroeder firmaram, nesta segunda-feira (5), um convênio que garante o fornecimento de água tratada ao bairro Vila Amizade, em Guaramirim. A solenidade de início do abastecimento está marcada para o dia 15 de maio, às 11h, na divisa entre os municípios.
O acordo foi assinado pelos prefeitos Adriano Zimmermann, de Guaramirim, e Jair Bridaroli, de Schroeder. Pelo convênio, a Águas de Schroeder fornecerá a água ao custo de R$ 3,32 por metro cúbico. O contrato tem validade inicial de seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis.
Para viabilizar o fornecimento, Schroeder investiu R$ 125 mil em materiais para a construção de uma adutora com 150 mm de diâmetro e 1.750 metros de extensão. A tubulação começa na rua Erich Froehner, em frente à Escola de Educação Básica Professora Elisa Cláudio de Aguiar, e termina na rua Guaramirim, na divisa entre os dois municípios. A estrutura inclui conexões, registros, macromedidor e tubo de pitot, utilizados para monitorar com precisão o volume de água fornecido. Já Guaramirim instalou um booster na divisa para reforçar a pressão da água e garantir o abastecimento nas regiões mais altas do bairro.
A iniciativa integra um conjunto de ações emergenciais adotadas pela Prefeitura de Guaramirim para enfrentar a crise no abastecimento de água.
“Essa parceria é mais um passo importante para garantir água tratada à nossa população”, destaca Zimmermann. Ele explica que, com o fornecimento já iniciado pelo Samae no bairro Ilha da Figueira, o reforço da ETA Móvel e agora o convênio com Schroeder, o município consegue suprir 25% do déficit atual da Águas de Guaramirim.
O prefeito Jair Bridaroli destacou a importância da união entre os municípios. “Essa é uma demonstração de como a cooperação regional pode trazer soluções concretas para a população. Ficamos satisfeitos em poder ajudar Guaramirim neste momento”, afirmou.
Paralelamente às ações emergenciais, uma consultoria especializada em saneamento está realizando um estudo técnico para apontar a melhor solução de longo prazo para o abastecimento de água no município. Entre as alternativas em análise, está a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) na região do reservatório R3.
Deixe seu comentário nesse post