fbpx
  • Quem Somos
  • Equipe
  • Programação
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
  • Anuncie
segunda-feira, 1 setembro, 2025
Entre no WhatsApp 105 FM
Ouça agora
Radio 105 FM
Adesivo Premiado
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Segurança
  • Esporte
  • Economia
  • Política
  • Cotidiano
  • Entretenimento
  • Podcast
  • Trabalhe Conosco
  • Segurança
  • Esporte
  • Economia
  • Política
  • Cotidiano
  • Entretenimento
  • Podcast
  • Trabalhe Conosco
Sem resultados
Ver todos resultados
Radio 105 FM
 Ouça agora
Home Cotidiano

Dona Francisca e os 170 anos de Joinville

Por Redação 105
11/03/2021
in Cotidiano
0
Dona Francisca e os 170 anos de Joinville
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhe no WhatsAppCompartilhe no Telegram
 

História marca a força da monarquia portuguesa no Brasil, lembra o colunista Ademir Pfiffer

No território do Itapocu, de modo particular, em Jaraguá do Sul repercutiu as celebrações dos 170 anos da fundação da cidade de Joinville, em 9 de março.

À margem esquerda do rio Itapocu, antigo Domínio Dona Francisca, há um território denominado de Vila Chartres, uma referência à senhorita Francisca de Orléans (1844–1925), conhecida por Duquesa de Chartres, filha de Francisco de Orléans, Príncipe de Joinville, e da princesa Dona Francisca.

O território foi denominado de acordo com o mapa de terras, que citava o nome da Duquesa de Chartres, onde seriam instaladas as instituições sociais do assentamento. Dessa forma, foi planejado a colonização europeia, na segunda metade do século XIX. Todavia, a presença dos colonos se efetivou na República Velha, na primeira década do século XX.

No território era reservado terreno para abertura de cemitério, escola e igreja, conforme era a política pública de assentamento dos estrangeiros.

No entorno das instituições foram instaladas as propriedades rurais de italianos, alemães e portugueses, que geraram o desenvolvimento local.

Atualmente, a unidade escolar que iniciou as atividades por volta de 1925, tendo como primeiro professor Bertoldo Zimmermann, encontra-se desativada e as demais instituições, a capela São João Batista e o cemitério homônimo da denominação católica, encontram-se em atividades.

O território possui uma rica paisagem cultural e rural, permeada pelo filete da Mata Atlântica remanescente, sendo atrativos para exploração do turismo rural e o ciclo turismo.

Monarquia portuguesa

Portanto, a denominação do território da Vila Chartres, que era parte integrante do Domínio Dona Francisca, em Jaraguá do Sul, é uma forte referência da presença da monarquia portuguesa no Brasil, representada por Dona Francisca e a filha homônima conhecida carinhosamente, por Duquesa de Chartres, marcam a história do território mapeado como dote de casamento de Dona Francisca.

Ademir Pfiffer – Historiador

Relacionado

Redação 105

Redação 105

Próxima matéria
Comércio catarinense cresce 5,6% em 2020 e supera em quase cinco vezes média nacional

Coronavírus: Veja o que mudou com o novo decreto em SC

Deixe seu comentário nesse post

  • Quem Somos
  • Contato
  • Equipe
  • Política de privacidade
  • Anuncie
  • PROMOÇÃO – ADESIVO PREMIADO

© 2021 Rádio 105 FM - Desenvolvido por Radio 105 FM

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Segurança
  • Esporte
  • Economia
  • Política
  • Cotidiano
  • Entretenimento
  • Podcast
  • Trabalhe Conosco

© 2021 Rádio 105 FM - Desenvolvido por Radio 105 FM